Como a internet tem revolucionado o mercado do agronegócio no Brasil

É fato que o agronegócio é uma fatia bem gorda e significativa da economia brasileira, mais de um terço do PIB do país é representado por esse setor, além disso, milhões de empregos são gerados por causa desse mercado tão extenso. Para continuar em ascensão, as indústrias e os produtores rurais estão investindo cada vez mais em tecnologias de ponta para a entrega de melhores resultados e uma maior eficiência em suas lavouras. – PUBLICIDADE –

Existe uma infinidade de tecnologias que estão sendo desenvolvidas, cada uma para uma parte do processo, desde o preparo do solo, até a chegada do produto à mesa do consumidor. Em se tratando da compra e venda de insumos, máquinas e utilitários, a novidade é o e-commerce – lojas virtuais que possibilitam realizar a compra pela internet, a qualquer hora e lugar – o mais famoso e conhecido é o Agrofy. Para entender melhor sobre esse assunto, leia o artigo até o final e confira as novidades.

Veículos
Muitos acreditam que é somente necessária a compra das máquinas agrícolas, entretanto, é importante lembrar que muitas fazendas são extensas e, para acelerar a locomoção, é muito importante investir em veículos que possam realizar esse trabalho. A principal delas é a caminhonete, em sua maioria 4×4, isso porque elas possuem tração nas quatro rodas e são as mais indicadas para terrenos instáveis, ainda possuem um desempenho maior na chuva. 

Máquinas agrícolas
Tratores, plantadeiras, semeadoras, empilhadeiras, guindastes e retroescavadeiras são alguns dos maquinários pesados que, graças à tecnologia, podem ser comprados online. Esses equipamentos possuem diferentes modelos, de acordo com a necessidade do comprador, o que indica a variedade que se tem disponível no mercado nos dias de hoje. – PUBLICIDADE –

Insumos agrícolas
Os insumos são, por exemplo, os fertilizantes para o solo, controle de pragas e equipamentos para otimizar o cultivo das culturas. Sua principal função é aumentar a qualidade e a produtividade nas fazendas, de forma a entregar melhores resultados para o produtor rural e ainda proteger as plantações de visitantes indesejados. 

Tecnologia para o agro
Esse nicho é responsável pela venda de tecnologias como softwares e até mesmo os drones agrícolas, que cooperam nas atividades de difícil alcance para os produtores rurais, como, por exemplo, a pulverização em terrenos mais instáveis. Esse setor recebe o nome de agricultura de precisão e é de extrema importância para aumentar a eficiência e garantir um trabalho mais padronizado nas lavouras. 

Ferramentas
As ferramentas, também conhecidas pelo nome de utilitários, são muito importantes para realizar uma grande variedade de atividades, em todo o processo agrícola, especialmente na finalização e acabamento, que são detalhes que as grandes máquinas, muitas das vezes, não conseguem realizar e nem garantir. – PUBLICIDADE –

Alguns tipos de ferramentas muito usadas são: motosserra, roçadeiras, cortadores de grama, motobombas, debulhadores, lavadoras de alta pressão, sopradores térmicos, furadeiras e motocultivadores. Cada uma delas é fabricada para desempenhar uma função diferente e são amplamente usadas pelos produtores agrícolas, em especial, para pequenos tipos de trabalho e manutenção.

Fonte: Folha PE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *